terça-feira, março 10, 2009

DIA da MULHER

O Dia da Mulher é uma homenagem às mulheres que lutaram pelos direitos igualitários pois ao longo dos séculos, infelizmente, a mulher foi, muitas vezes, silenciada.
No entanto muitas foram as que levantaram a cara em desafio à opressão da sociedade e lutaram pelo direito de votar, o direito de andar nas ruas, o direito de casar com quem quiserem, o direito de trabalhar ao lado do homem, o direito de aceder a qualquer profissão, o direito de ir à escola, o direito de governar e de participar na vida política, económica, cultural e social do país.
Por isto e por muito mais, se louve a excelente iniciativa da ASAP ao promover, como já é habitual, este almoço-convívio no Hotel Oriental (Praia da Rocha) em que estiveram presentas cerca de uma centena de associados da ASAP.
.
Foi uma tarde de bom e são convívio em que o seu presidente, Dr. Ricardo Jordão, começou por fazer uma síntese da origem e significado do dia. Recordou as operárias da fábrica de vestuário e indústria têxtil que foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários e que encerradas no interior da fábrica morreram carbonizadas durante um violento incêndio nas suas instalações
Fez ainda uma cronologia das datas mais importantes deste movimento até 1975, data em que foi designado como o Ano Internacional da Mulher. A Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher. Relembrou que uma verdadeira comemoração não afasta o Homem do centro dessa luta, pois muitos foram os que também estiveram ao lado do Movimento.
.
Neste Dia Internacional da Mulher, te proclamamos a ti, MULHER, como a Senhora da Criação e da Beleza!
Calcar nas fotos para as visualizar em tamanho maior









































MOMENTO de POESIA



GRUPO de FLAUTAS
(Prof. Lurdes Varão)


GRUPO CORAL
(Prof. Telma Canelas)


GRUPO do CAVAQUINHO
(Prof. Lurdes Varão)


MOMENTO de CONVÍVIO

9 comentários:

Anónimo disse...

tudo o que vi achei que ouve convivio devertimento que é a melhor coisa que nós temos é o covivio e amizade

Anónimo disse...

Estive a ver e a ler o blogo sobre
o almoço de homenagem no Dia da
Mulher. Tamben ouvi falar do succeso
de essa refeiçao é pena que nao tive
a possibilidad de assistir.
Acho que houve dois sentidos a
prevalecerr: em primeiro lugar destacar o homenagem bem merecido as mulheres, e tamben mas uma oportinidade de passar uns momentos de fraternidade entre os participantes da Associaçao.

Jacques

Anónimo disse...

O almoço do dia da Mulher correu muito bem, tivemos um ambiente muito bom, penso que a parte das actuações também não correu mal, alguns já são amadores e outros iniciados. Penso que não podem exigir muito. Estavamos para nos divertir.
Agradeço a todos os professores pelo trabalho que tiveram, muito obrigado. Olga

Anónimo disse...

Sobre o almoço do dia 8 de março, dia Internacional da mulher, não tive oportunidade de têr ido, por motivos imprevistos, mas, pelas fotos que acabo de vêr, vejo que foi muito animado, farei os possivéis para não faltar na próxima vez.
João

Anónimo disse...

This was our first time of attending the luncheon for Dia da Mulher and we enjoyed it very much, both the food and the entertainment.
Shirley

Anónimo disse...

O dia da mulher,é sem dúvida uma homenagem muito merecida para todas as mulheres do mundo.

A nossa festinha ,dia 8, foi como sempre um bom momento convivío .
natália

Anónimo disse...

Muito interessante.
Bravíssimos séniores.
Parabens pela festa e sobretudo pela homenagem feita à M U L H E R
!Saúde!
Fernanda Monteiro

Anónimo disse...

Reportagem completa e bem elucidativa da maneira como o Dia da Mulher foi vivido pelos alunos séniores de Portimão

Anónimo disse...

Adorei comemorar o dia da "MULHER" com os meus colegas, professores e amigos.
Foi um dia maravilhoso como todos os outros dias em que temos comemorado por uma ou outra razão. O importante é a amizade que reina entre todos os colegas e professores. Bem haja ASAP Obrigada pelos dias de alegria que me tem proporcionado.

Almoço de Natal 2009