sexta-feira, junho 20, 2008

V SEMANA CULTURAL * 19 JUNHO

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE AUDITIVA
(Calcar nas fotos para as visualizar num tamanho maior)
Drª Julieta Teixeira Ramos * Drª Maria João Ramos

Excelente conferência.
Foram palestrantes a Drª Maria João Ramos e a Drª Julieta Teixeira Martins.
A Drª Maria João abordou temas científicos da Audição mais relacionados com os idosos -Presbiacúsia- desenvolvendo: o ouvido, a avaliação auditiva, exames audiológicos, incapacidade auditiva, incapacidade auditiva no idoso.
A Drª Julieta Teixeira Martins tocou em pontos mais técnicos como: reabilitação auditiva, próteses auditivas, função da prótese auditiva, estratégias de comunicação com o idoso.
Depois de tão ilustre dissertação terminou com uma frase lapidar e que bem pode servir de farol para todos:
" Mais importante que adicionar anos à vida, é adicionar vida aos anos"

Seguiu-se um oportuníssimo diálogo com a assistência de perguntas e respostas, perguntas muito oportunas, respostas muito esclarecedoras e úteis .
No final foram distribuídas dois folhetes " Problemas de Audição" e "Audição vs Perda Auditiva" para além de uma ficha de inscrição para um rastreio auditivo em que participaram muitos dos assistentes. Os resultados serão depois encaminhados para cada um dos rastreados.

TUNA BEBES
UNIVERSIDADE DO ALGARVE
CAMPUS PORTIMÃO

OS TUNANTES

Para o fim de festa não podia deixar de estar presente a irreverência dos tunantes da casa. E assim, a segunda parte da nossa Semana Cultural foi preenchida pelo grupo: " Tuna Bebes" da Universidade do Algarve - Campus de Portimão. Um excelente grupo musical criado no ano lectivo de 1998-99.
Como é sabido, em Portugal, as tunas surgem no séc. XIX mas as suas raízes remontam ao séc. XIII nas Universidades Medievais de Espanha em que os estudantes organizavam estes conjuntos musicais / instrumentais cheios de irreverência, movimento e ritmo dados por uma multiplicidade de instrumentos: violas, cavaquinhos, bandolins, adufes, pandeiretas, tambor, reco-reco, bandeiras, flamulas, estandartes, etc.
Foi com a alegria, o coro, as danças e os saltos dos nossos jovens estudantes universitários do Pólo de Portimão que encerrámos as nossas jornadas culturais, perante o aplauso e o agrado da numerosa assistência.
Para quem quiser saber mais sobre a "Tuna Bebes" pode informar-se AQUI

3 comentários:

Anónimo disse...

Cuidado com os aparelhos auditivos. Coneço um caso muito singular.
Um cavalheiro conheço eu, que depois de pôr uma prótese auditiva e querendo fazer uma surpresa à família nada disse em casa.
Uma semana depois já tinha mudado de testamento 3 vezes.

Anónimo disse...

Muito interessante este blog.
Saúde para os nossos "maiores" e longa vida para todos

Moderno disse...

Sempre interessante
Votos de muitos êxitos para todos os séniores de Portimão

Almoço de Natal 2009