domingo, maio 03, 2009

AS MAIAS



A origem da tradição das Maias perde-se no tempo.

Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno do qual se dançava durante toda a noite do primeiro dia de Maio.

Ritual ligado aos ritos da fertilidade, do início da Primavera e do novo ano agrícola, José Leite de Vasconcelos refere o costume português das Maias como a mais antiga manifestação desta florida festa naturalística.

Com o advento do Cristianismo atribuiu-se a este velho ritual pagão um carácter religioso.

A lenda alusiva a esta tradição, que com mais frequência se ouve, reza assim:


"Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus ser morto."

Daí terá vindo essa tradição de colocar ramos e giestas nas portas e janelas das casas, na véspera do 1º de Maio.

Quase todas as tradições populares recorrem à doçaria, como forma de preservar e evocar essas memórias.

No Algarve podemos encontrar o “queijinho de Maio”, um bolo cerimonial confeccionado na altura em que o figo é colhido e seco. É feito com camadas alternadas de figo e massa de amêndoa, sendo encetado apenas no dia 1 de Maio.

6 comentários:

Natural de Lagos disse...

Engraçada é a história do mês de Maio, em Lagos, que os lacobrigenses nem querem ouvir falar.

De tal modo que quando se referem ao mês de Maio, dizem:
- O mês que há-de vir.

Maria Rita disse...

Aprender até morrer.
Foi bom ficar a conhecer a origem da "festa das maias".

Como bom, é perceber cada vez melhor, como a união e o amor vencem a maldade do mundo!

Maria Rita

Leonor C.. disse...

Não conhecia esta tradição, embora tenha "costelas" algarvias... Achei muito interessante!Também não sabia que as pessoas naturais de Lagos (o meu avô) se chamavam lacobrigences!

Um abraço!

ACG disse...

Belo apontamento sobre as "MAIAS". No meu tempo de menino e moço, iamos à Ponte Romana-Silves ver as Maias que lá se encontravam, tal como as que aqui reproduz

Famelga-Agostinho disse...

cada terra tem seu uso.
Na minha terra no dia de Maio era dia de festa, dia de irmos ao campo apanhar flores, os rapazes acompanhavam as raparigas sem qualquer compromisso, contudo, por vezes surgiam alguns namoricos . As nossas mães preparavam um bom lanche e juntávamos as toalhas estendidas no chao, onde todos confraternizam e comiamos o último folar da Páscoa.
Bons tempos !!!!

Emelda disse...

Deze uitstap heb ik niet kunnen meemaken want als wij te laat in Portimão terug keren heb ik geen bus meer om naar Alvor te gaan, anders is het wanneer Natalia ook van de partij is, dan kan ik met haar terug, waarvoor ik haar heel dankbaar ben.

Almoço de Natal 2009